Em parceria com a empresa Metalnox, o Instituto Orbitato, de Pomerode, promoveu no mês de fevereiro um curso de desenvolvimento de estampas digitais. O resultado foi de fazer brilhar os olhos.

 

Os alunos que estão iniciando no mundo da impressão digital sempre se surpreendem com duas coisas. A primeira delas é com o vasto campo de trabalho que existe nesta área possibilitando vislumbrar carreira em várias áreas. A segunda é com a liberdade de criação que os designers passaram a ter em função da tecnologia dos equipamentos para estamparia digital na atualidade.  A soma desses dois fatores, sem dúvida, desperta muita inspiração.

 

Orientados pelos instrutores Daniele Zenni e Marcelo Magalhães, o curso abrangeu conhecimentos básicos e fundamentais sobre métodos de criação de estampas digitais, noções de padrões de cor, qualidade e resolução de imagens, introdução a softwares de manipulação e tratamento de imagens, exercícios práticos com criação e finalização de estampas.

 

Ao final do curso, a parceira Metalnox se encarregou de dar vida às estampas através do processo de impressão digital. As estampas foram impressas em dois processos distintos. Um deles o de sublimação sobre tecidos sintéticos (com a impressora ePRINT Super Strong, e a Calandra CMD 1800 Serie II). O outro, de impressão direta sobre tecido de algodão (com a impressora EVOX mtx8).

 

As amostras impressas foram disponibilizadas para os alunos para que, como todo bom autor, pudessem se maravilhar com as suas criações.